quinta-feira, 4 de junho de 2009

PECADO

O que é pecado?

A palavra pecado significa errar o alvo.

Que alvo?

A vontade de Deus.

Qual é a vontade de Deus?

DEUS quer que alcancemos à santidade.

O que é santidade?

Santidade é como a iluminação para o Budista ou a pedra filosofal para o alquimista, é o objetivo, o alvo, é a meta a ser alcançada, o propósito de Deus para o homem, o último estagio da sabedoria. A palavra santidade significa separação, santo – separado.

Separado de que ou de quem?

Separado da maldade, dos atos ilícitos, dos hábitos errados. Separados para servir a Deus.

Isso quer dizer que eu vou abrir mão da minha liberdade e ser escravo de alguém?

Eu não estou dizendo no sentido de ser forçado a fazer algo, mas no sentido de obediência. Também não estou falando daquele senhor que diz: Obedeça-me é pro seu próprio bem, afinal você não vai querer ser castigado!

Só estou tentando explicar que sê se prenderes a Cristo serás livre, que servir é o mesmo que obedecer e não obedecer é o mesmo que pecar.

Você já se perguntou “o porquê” do obedecer?

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6; 23.

Só se colhe o que se planta, é a lei de Newton “toda ação promove uma reação com efeito igual ou contrario”. Pecado é tudo aquilo que trás uma conseqüência negativa para sua vida ou de outra pessoa.

É como se Deus fosse um pai ou uma mãe que diz ao seu filho: Cuidado com este copo!

Muitos aceitam a ordem sem questionar e passam a ter uma visão do pai como um tirano, de Deus como o deus que castiga ou uma visão do copo como algo sagrado que se deve temer, do pecado como algo que gera medo.

Agora quando você questiona a Deus, conversa com Ele, você percebe que Ele não é o deus que se é ensinado desde os primórdios dos tempos. Você O conhece intimamente e descobre que o Deus que criou o universo é seu amigo e te chama de filhinho, ai você aprende que Deus é um ser de amor que conhece seu futuro e quando Ele diz: Não faça! É porque Ele sabe o que te acontecerá se você fizer.

É como se quando dissesse a você: Cuidado com este copo!

Você questionasse: Por quê?

E Ele respondesse: Porque este copo é de vidro, se ele cair irá quebrar e se quebrar certamente irá te machucar ou machucar alguém.

Pois o obedecer de Deus é o mesmo que prevenir.

Definitivamente Deus não é o deus que castiga, Deus é o Deus que protege, protege da conseqüência do pecado. Retire imediatamente da sua imaginação Deus como um homem sentado num trono com raios na mão, este é Zeus um deus grego. Nosso Deus é aquele que te ama tanto que se tornou humano, sofreu e morreu para que você pudesse ter o perdão.

Qual o maior pecado?

Não existe pecadinho ou pecadão, pecado é pecado. Não existe quase errou. Ou se acertou ou errou.

Porém cada pecado tem sua conseqüência especifica e esta conseqüência varia de pessoa para pessoa, depende de sua cultura, do seu tempo, do modo, da intenção, da circunstância, tudo isto influencia em sua conseqüência. Exemplo:

No livro do Êxodo capítulo 20, 13 o sexto mandamento diz: “Não matarás.”

Porém se você matar na guerra ou a serviço é legitima defesa, já se o crime for acidental é culposo. E quando planejado é homicídio doloso a pena é maior, se você utilizar meios cruéis é crime hediondo a pena é maior ainda. Cada pecado assim como cada crime tem seu agravante.

O maior exemplo de conseqüência de pecado foi de Sara e seu esposo Abraão.

Vamos conhecer sua história:

Tudo começou quando Abrão diz a Deus que seu único herdeiro era seu servo, pois não teve filhos, porém Deus lhe responde que seu filho será seu herdeiro. Vejamos o que diz o livro de gênesis no capítulo 15 versículo 5 “Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta às estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.” E Abrão creu nas palavras do Senhor como uma promessa e Deus garantiu o cumprimento destas palavras. Além disso, Deus prometeu aquele local à descendência da Abrão. Deus planejou a bênção de Abrão.

Mas Sarai não soube esperar, “Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos.” Provérbios 14; 1. Sarai não sabia ao certo quem era estéril, se era ela ou seu marido. Tendo visto que estava velha, Sarai diz a Abrão que quer que Agar, seja sua barriga de aluguel. Abrão concordou e Sarai deu sua serva egípcia para se casar com seu marido.

Como disse Jesus em Matheus 7; 7 “... Quem busca encontra...” e Sarai descobriu quem realmente era estéril quando Agar engravidou e, além disso, foi o início da conseqüência de seu pecado, Abrão começou a dar mais atenção à mãe de seu filho e Sara se sentiu desprezada.

Vejamos o que o verso 6 do capítulo 16 diz: “Ao que disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está nas tuas mãos; faze-lhe como bem te parecer. E Sarai maltratou-a, e ela fugiu de sua face. Nos versos seguintes um anjo a mando de Deus encontra Agar numa fonte no deserto que está no caminho de Sur, “perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vieste, e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo. Disse-lhe o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos. Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, de modo que não será contada, por numerosa que será. Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição. Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.

Aos oitenta e seis anos Abrão teve seu primogênito e deu nome de Ismael, filho de Agar. Mas treze anos depois, Deus faz um concerto que muda a vida de Abrão e Sarai, começando por seus nomes e terminando com afirmação da promessa de seu filho. Isaque, o filho escolhido por Deus para Abraão desde o início. Vejamos o que Deus diz no Capítulo 17, versículo 21: “O meu pacto, porém, estabelecerei com Isaque, que Sara te dará à luz neste tempo determinado, no ano vindouro”.

Hoje vemos a conseqüência do pecado de Sara e Abraão na guerra entre os judeus e os palestinos

Os palestinos são os descendentes do primogênito de Abraão, Ismael filho da escrava Agar. Porém os judeus são descendentes do prometido de Deus, Isaque filho de Sara.

Agora quero que você me diga, qual povo é o herdeiro da terá prometida a Abraão. O por direito ou o pela promessa?

O pecado de Sara e Abraão, aparentemente tão ingênuo, ajudar a Deus, com uma conseqüência tão catastrófica.

É exatamente sobre isto que o apóstolo Tiago da ênfase em seu livro. Vejamos o décimo versículo do segundo capítulo: “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos”.

Se Deus te prometeu, espera, não queira dar aquele jeitinho brasileiro, se Deus vai te libertar então espera não se resigne, se Ele vai te dar então espera, confiança no Senhor é uma prova de amor, é fé.

Em João, 5 – 14, Jesus diz ao enfermo: “Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior.“.

Seu erro, pecado, vai lhe fazer um mau futuro, portanto, a partir de hoje não peque, não erre. O Espírito de Deus lhe fará conhecer um pecado novo em sua vida, pare imediatamente de praticá-lo e o Espírito lhe mostrará outro. Ore ao Senhor para que te mostre qual tem sido seu erro, se corrija se puder se não, peça ao Senhor libertação e enquanto isso não ocorre, procure para correção seu próximo pecado.

Faça este habito diário, pois você já tem uma “colheita maldita” pela frente. Pare de pecar para que não te suceda algo pior.

Santifique-se. A santificação é processo, transmutação, conversão, transformação, cura, do caráter, da alma, do corpo, do espírito. Santificação é aprender a exercitar dia-a-dia o AMOR